14.7.06

Vamos refletir?

“Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil; se não se deixar guiar pela submissão às idéias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil; se buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história for útil; se conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciências e na política for útil; se dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de si e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos for útil, então podemos dizer que a Filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os seres humanos são capazes.”


(Marilena Chaui)
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Disciplina: Tópicos Especiais I
Professora: Solange Pereira Pinto

EMENTA
Importância do senso crítico na sociedade. A leitura ativa, analítica e crítica de textos. Análise do senso comum. A manipulação de informações e os formadores de opinião no dia-a-dia. A construção do conhecimento científico e sua finalidade. Visão ampla das informações e da comunicação no contexto sócio-cultural.

OBJETIVO GERAL
Possibilitar o desenvolvimento do raciocínio e capacidade crítica do indivíduo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Possibilitar aprendizagem sobre:
- A formação do senso crítico, sua origem e possibilidades.
- A responsabilidade individual no âmbito coletivo e social
- Ampliação do olhar sócio-cultural e da “visão de mundo” a partir de leituras críticas
- O indivíduo, a família, a escola/a ciência, a sociedade, o estado como sujeitos do desenvolvimento crítico.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Análise do discurso textual escrito, oral e não verbal.
Senso comum. Crenças. Senso crítico.
Pensamento lógico. Ciência.
Mídia, informação, censura, entretenimento, comunicação e manipulação.
Globalização, internet, produção do conhecimento em rede.

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