9.5.07

Parcilidade apenas ou manipulação da opinião pública?

"Todo ponto de vista é a vista de um ponto".
_____________________
A partir da frase acima, elabore um texto argumentando sobre o "ponto de vista" mostrado na notícia abaixo, veiculada no Jornal Nacional da Rede Globo. Dica: pesquise outras fontes de informação sobre o caso MST x Aracruz celulose. Leia também a opinião de Cristiano Navarro.
_____________________
MST invade empresa de celulose
08.03.2006

Fonte: Jornal Nacional Rede Globo

Movimento dos Sem-Terra amplia alvos das invasões. Além de fazendas, integrantes estão orientados a atacar multinacionais. Hoje, eles destruíram um centro de pesquisa agropecuária de uma empresa brasileira, no RS.

No Rio Grande do Sul, 1,2 mil integrantes do MST e da Via Campesina, a maioria mulheres, invadiram o horto florestal da empresa Aracruz Celulose.

Depois de render os vigias, rasgaram as estufas e fizeram questão de arrancar com as mãos as mudas dos viveiros. A ação durou meia hora. Armas artesanais foram usadas no quebra-quebra.
"Quando me pegaram, ameaçaram para que eu não reagisse, porque eles iam fazer alguma coisa", disse Ênio da Silva, vigia.

Os sem-terra também atacaram o laboratório da empresa. Eles quebraram equipamentos e espalharam pelo chão 500 quilos de sementes, que estavam separadas em envelopes. O trabalho de melhoramento das espécies foi perdido, porque as informações ficaram misturadas.

Segundo a empresa, o prejuízo é de US$ 400 mil. A responsável pelo laboratório interrompeu as férias e se desesperou ao ver 20 anos de pesquisa jogados no lixo. "Eu montei esse laboratório, tudo, peça por peça. Agora eu vejo tudo destruído, é como se uma parte da minha vida estivesse destruída aqui”, lamenta Isabel Gonçalves, pesquisadora. "É uma agressão para o agronegócio. Isso assusta. Isso ai vai fazer comque a empresa repense alguns investimentos que faria no estado", disse Renato Rostirrolla, gerente florestal da empresa. A delegada que investiga o caso disse que foi uma ação planejada.

“Foi um ato de vandalismo que não tem explicação”, afirmou ela.

“Essa ação não tem nada a ver com o programa de reforma agrária. O programa se faz constitucionalmente em cima de áreas improdutivas. Portanto, esta ação neste laboratório deve ser tratado dentro do poder Judiciário”, concluiu Miguel Rossetto, ministro do Desenvolvimento Agrário

No Pontal do Paranapanema, em São Paulo, cinco fazendas foram invadidas. Em Pernambuco o MST já fez 20 invasões desde o fim de semana. Hoje a polícia cumpriu um mandado de reintegração de posse de uma fazenda em Cabrobó. Foram levados para a delegacia da cidade 150 adultos e crianças.

Em discurso, ontem à noite, Joäo Pedro Stédile, cooordenador do MST, já antecipava quem são os novos alvos do movimento. "Não é mais o capital industrial que controla a agricultura é o capital financeiro. As transnacionais. O inimigo não é mais o latifundiário tradicional, é o grande capital interinacional", acusou Stédile.

Nenhum comentário: